quarta-feira, 26 de março de 2008

Atividade na Escola Incra 09


No dia cinco de março, a equipe do Projeto visitou a escola Incra 09 para realizar uma atividade com os professores.

Este momento foi destinado para conhecer a realidade na qual eles trabalham e para que eles pudessem relatar que tipo de informações, orientações ou atividades eles precisam para que possam promover uma alimentação saudável na sua escola.

Vários aspectos foram abordados e todos serão trabalhado ao longo do processo de educação permanente que ocorrerá com os professores.

O trabalho foi desenvolvido em grupo e contou com uma ótima participação não só de professores, mas também da direção e coordenação.

sexta-feira, 14 de março de 2008

Atividades com os Pais

A participação efetiva da família em conjunto com os demais integrantes do ambiente escolar é fundamental para a concretização da promoção dos hábitos alimentares saudáveis na escola. Desse modo, a fim de envolver os pais de alunos nas atividades de promoção da alimentação saudável, o projeto irá desenvolver um programa de atividades educativas com eles. As reuniões introdutórias para esclarecimento da proposta já se iniciaram na maioria das escolas. Delas, foram obtidos os temas de que irão tratar os materiais informativos disponibilizados a cada pai por meio de seus filhos a partir do final do mês de março. Junto a esses informativos, as crianças levarão para casa uma atividade relacionada ao tema a ser desenvolvida junto com os pais e logo após, devolvida para a escola. Cada aluno terá sua pasta para guardar sua coletânea de atividades. Além disso, haverá uma oficina de culinária saudável para os pais, que trará sugestões de lanches práticos e saudáveis para as crianças levarem para a escola. Em breve postaremos mais informações sobre o andamento da programação.

quinta-feira, 13 de março de 2008

Capacitação em temas de alimentação e nutrição para Diretores e coordenadores de escolas

Durante a infância, a escola é o grupo social mais importante depois da família e por isso é considerado um bom local para o desenvolvimento de ações preventivas. A nutrição adequada reflete melhorias no desempenho escolar, na imunidade e na freqüência às aulas. Este é o primeiro ano que o projeto está trabalhando com educação permanente para diretores e coordenadores de escolas, visto que é essencial que todos os atores da comunidade escolar, incluindo seus dirigentes, percebam a importância da promoção da alimentação saudável na escola, seu papel e sua responsabilidade. A proposta consiste em um curso de capacitação de carga horária de 30horas e atividades de educação permanente destinada a diretores e coordenadores com objetivo de apoiar os gestores na inserção do tema alimentação saudável no projeto político pedagógico da escola. O curso será constituído de quatro aulas teóricas realizadas na Universidade de Brasília intercaladas com atividades práticas nas escolas. Abaixo está o folder que foi distribuído para os gestores com a programação do curso para esse ano!



quarta-feira, 12 de março de 2008

Merendeiras e Funcionários da Cantina

O eixo de atuação do projeto que capacitará merendeiras e funcionários de cantina escolar está desenvolvendo um curso, com duração de 30h, que será ministrado no mês de Maio de 2008. Ao final do curso espera-se que os participantes possam: assumir-se como agentes formadores de hábitos alimentares saudáveis no ambiente escolar; aplicar os princípios e as noções sobre alimentação e nutrição nas atividades desenvolvidas na escola, inclusive na unidade de alimentação escolar; aplicar os conhecimentos e as habilidades relacionados à higiene dos alimentos no desenvolvimento de suas atribuições, e finalmente, possam planejar e executar periódicamente atividades que promovam a alimentação saudável no ambiente escolar.
Após a realização do curso seram programadas atividades de educação periódicas para garantir que os objetivos do curso sejam atingidos.

quinta-feira, 6 de março de 2008

2ª Seleção de Estágio de graduação

Abaixo encontram-se os nomes das alunas de graduação em nutrição selecionadas para o estágio:

Carolina Lima
Paula Daher
Fernanda Torres
Maíra Monteiro
Karla Câmara
Karoline Cândido
Maria Gabriela
Patrícia Pimentel
Bruna Marques
Amanda Rocha
Anita Grazielle


Sejam bem-vindas

Capacitação do Conselho de Alimentação Escolar

Este é o primeiro ano em que o Projeto desenvolve atividades direcionadas para o Conselho de Alimentação Escola (CAE). Será realizada uma proposta de educação permanente caracterizada por um curso de capacitação que ocorrerá na Universidade de Brasília e encontros nas escolas participantes do projeto. Pretende-se com esta proposta aprimorar as habilidades dos conselheiros para a adequada execução de suas atribuições no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e auxiliá-los a superar as dificuldades impostas pelo cotidiano à prática de suas funções.

Capacitação de Professores para a Inserção do Tema Alimentação Saudável no Currículo Escolar

O trabalho desenvolvido pelo Projeto com professores ocorre desde 2002 e ao longo deste período vem sendo aprimorado. No ano de 2008, será desenvolvido por meio de um processo de educação permanente. Ocorrerão nos meses de abril e maio o curso de capacitação onde serão desenvolvidos os conteúdos de interesse dos professores e essenciais para o estímulo a hábitos alimentares saudáveis nos escolares. Após este momento a equipe do Projeto irá acompanhar o desenvolvimento das atividades na própria escola a fim de possibilitar a superação de dificuldades observadas na cotidiano e promover a sustentabilidade das ações de educação nutricional e a inserção do tema alimentação saudável nas atividades escolares.
O conteúdo desse blog pode ser reproduzido desde que citada a fonte
nosso site: www.unb.br/fs/opsan/escolasaudavel
e-mail: escolasaudavel@unb.br
contato: (61) 33072543