sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Educação Permanente com diretores e coordenadores






No início de outubro de 2008, foram iniciadas as atividade de Educação Permanente com diretores e coordenadores. A primeira aula abordou a pirâmide alimentar com os participantes visto que, foi percebido no curso de capacitação a necessidade da abordagem desse tema durante a Educação Permanente. Para dar as aulas, tivemos que fazer a atividade nas escolas visto que, uma das reclamações dos participantes durante o curso de capacitação era a dificuldade de locomoção até a Universidade de Brasília.

Na primeira aula, foi utilizada uma pirâmide alimentar onde os participantes teriam de encaixar os alimentos nos locais adequados. No decorrer da montagem, foi percebido em todas as escolas que, apesar deles se mostrarem muito empolgados com a dinâmica, em todas as escolas os participantes erraram na hora de montar a pirâmide, sendo necessária a explicação detalhada sobre todos os alimentos.




Após a montagem da pirâmide e as devidas explicações sobre a mesma, houve a aplicação de um estudo de caso onde todos os participantes se saíram muito bem. Após as aulas deu para perceber que eles conhecem os conceitos abordados sobre alimentação saudável no entanto, falta habilidade o que pode ser expressamente observado na montagem dos alimentos nessa pirâmide que não estavam no seu devido lugar.

Após a primeira aula, saímos muito animadas das escolas onde foram feitas a dinâmica pois, os participantes se mostraram participativos e animados com a atividade desenvolvida, parabenizando a equipe pelo trabalho.


quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Complementação do curso de capacitação dos diretores e coordenadores

Nos meses de agosto e setembro de 2008, foi dada a última aula para complementação do curso de capacitação de diretores e coordenadores ,ocorrido no primeiro semestre do ano. As aulas foram realizadas tanto nas escolas como na UnB, e abordaram assuntos como Promoção de saúde, CAE, PNAE, PNAN, Gestão democrática na escola, entre outros.


Foram também apresentados os resultados dos Estudos de caso feitos no início do ano nas escolas, bem como explicado o papel que cada ator da comunidade escolar deve desempenhar para promoção de uma alimentação saudável na sua escola. Os participantes opinaram sobre o assunto dizendo que a principal função de cada ator é incentivar as crianças a adotarem uma alimentação saudável no seu dia a dia. Disseram também haver um grande empenho por parte da escola em desenvolver as atividades do projeto com os alunos, e estão buscando junto aos professores incluir o tema alimentação saudável no projeto político pedagógico das escolas. Em geral, a participação desses atores foi boa, o que gerou um maior ânimo a equipe para compor as atividades de educação permanente.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Projeto A Escola Promovendo Hábitos Alimentares Saudáveis no site da escola CCI

A escola Centro de Criatividade Infanto Juvenil - CCI, uma das escolas participantes atualmente do Projeto, colocou no seu site uma reportagem sobre a atuação do Projeto nessa escola.
Vejam no link abaixo.

http://www.cci401.com.br/site/Comunicado.aspx?cod=79

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Artigo Científico

No mês de setembro de 2008 foi publicado na revista Cadernos de Saúde Pública um artigo científico que apresenta atividades realizadas pelo Projeto com os educadores e donos de cantina escolar.

Acesse aqui!


O conteúdo desse blog pode ser reproduzido desde que citada a fonte
nosso site: www.unb.br/fs/opsan/escolasaudavel
e-mail: escolasaudavel@unb.br
contato: (61) 33072543