terça-feira, 6 de outubro de 2009

Atividades realizadas durante a semana de extensão


O projeto “A Escola Promovendo Hábitos Alimentares Saudáveis” desenvolveu atividades na Semana de Extensão da UnB do dia 28 de setembro a 02 de outubro de 2009, com êxito satisfatório nas atividades propostas.
Compondo a mesa na discussão do documentário Garapa tivemos a presença da Srª Marília Leão Presidente da Ação Brasileira pela Nutrição e Direitos Humanos (ABRANDH), o Deputado Pedro Wilson Vice-presidente da comissão de direitos humanos e minorias da Câmara Federal, o Sr. Rogério Tomaz Júnior Ex-secretário Executivo do fórum Distrital de Segurança Alimentar e Nutricional e a Professora Maria de Lourdes coordenadora do Projeto e também do CECANE. Esses contribuíram com sua experiência e fizeram excelentes observações a cerca do assunto mantendo o público atento e participativo por todo o evento.
As oficinas de Técnicas de Branqueamento e Congelamento de Hortaliças e Opções de Lanches Saudáveis ocorreram no mesmo dia o que não impediu que o público se interessasse e realizasse as atividades com grande afinco. As vagas disponibilizadas para as duas oficinas foram todas preenchidas e ainda houve procura por mais vagas no momento das oficinas.
O Curta Meow e Documentário "Super Size me" contou com a presença da Nutricionista Renata Alves e a Nutricionista Renata de Araújo, despertando o interesse de alunos de diversos cursos da Universidade de Brasília tornando o debate dinâmico por terem perspectivas diferentes.
Para finalizar a participação do projeto o Stand Promoção da Alimentação Saudável contou com a presença da comunidade interna e externa da Universidade de Brasília conhecendo e tirando possíveis dúvidas a respeito do projeto.



Novidades 2009


O Projeto “A Escola Promovendo Hábitos Alimentares Saudáveis” desenvolve estratégias para promoção da alimentação saudável em todo ambiente escolar, envolvendo pais, alunos, professores, merendeiros, coordenadores e diretores, responsáveis pelas lanchonetes e demais funcionários da escola, tornando a escola um pólo irradiador de conhecimentos, atitudes e práticas saudáveis.
O objetivo principal desse Projeto é estimular a promoção de hábitos alimentares saudáveis nos alunos da rede pública e privada do Distrito Federal. Promove cursos de formação para os atores da comunidade escolar, buscando a promoção de hábitos alimentares saudáveis na escola.
Atualmente participam do Projeto três escolas públicas e uma escola particular do Distrito Federal. Porém, vem sendo estabelecido uma parceria do Projeto com a Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde do DF, onde as ações do Projeto serão ampliadas as demais escolas publicas.





O curso de formação para a comunidade escolar consiste em atividades in loco e a distância, tendo carga horária total de 60h. Todos os participantes se aprovados no curso, ao final recebem certificação pela Universidade de Brasília - UnB.
Contudo, a educação permanente nas escolas não é o único foco do Projeto, a avaliação do estado nutricional e o consumo alimentar dos escolares, o incentivo à implementação e manutenção de hortas escolares e a realização de pesquisas, como a pesquisa qualitativa apoiada no “olhar antropológico” das relações humanas, estágios curriculares, extra-curriculares e de pós-graduação também são atividades desenvolvidas no Projeto. Atualmente, o Projeto conta com quatro mestrandas que desenvolvem suas pesquisas junto ao Departamento Nutrição da UnB.
O conteúdo desse blog pode ser reproduzido desde que citada a fonte
nosso site: www.unb.br/fs/opsan/escolasaudavel
e-mail: escolasaudavel@unb.br
contato: (61) 33072543