sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Pesquisa Promoção da Saúde e Mapeamento das Hortas Escolares

A Política Nacional de Promoção da Saúde (2006) mostra que a promoção da saúde engloba um campo conceitual, político e metodológico para analisar e atuar sobre as condições sociais que são críticas para melhorar a situação de saúde e a qualidade de vida das pessoas. Desde de maio de 2007, estamos desenvolvendo um pesquisa representativa com as escolas públicas e particulares (282 escolas), com o objetivo de avaliar a promoção da saúde no contexto escolar no DF,identificando e quantificando as ações desenvolvidas com a finalidade de promoção da saúde. Sabendo que a construção da horta escolar, pode ser uma estratégia positiva de educação nutricional e complementação da alimentação escolar, portanto componente importante da promoção da saúde, principalmente nas escolas públicas, estamos identificando as experiências de hortas nas escolas públicas do DF.

Avaliação da alimentação e do estado nutricional dos escolares participantes

Conhecer o estado nutricional e o hábitos alimentares da população é um passo primordial para o planejamento das ações educativas de promoção da alimentação saudável.Desde de 2003, o projeto tem o compromisso de avaliar o consumo alimentar e estado nutricional, por meio da antropometria) das crianças das escolas participantes do projeto. Ao longo de todo o ano de 2006, os alunos de graduação do projeto coletaram os dados de peso e altura de todas crianças participantes que tiveram o termo de consentimento assinado para os pais. Ao final do ano, 900 crianças foram avaliadas.

Para a avaliação do consumo alimentar do ano de 2007, a equipe desenvolveu, ao longo de 2006, um questionário quantitativo de frequência de consumo alimentar para escolares (QQFCA), baseado na população participante do ano de 2006/2008. Desde de janeiro deste ano, estamos desenvolvendo um álbum de alimentos, que auxiliará os pais a responderem o QQFCA por telefone. Serão avaliados em média 500 escolares das escolas participantes. Juntamente a aplicação do QQFCA, iremos avaliar a alimentação consumida durante o período escolar de uma amostra do escolares participantes durante 8 dias corridos.
O conteúdo desse blog pode ser reproduzido desde que citada a fonte
nosso site: www.unb.br/fs/opsan/escolasaudavel
e-mail: escolasaudavel@unb.br
contato: (61) 33072543