O último dia do curso de capacitação de diretores e coordenadores aconteceu no dia 25 de junho e contou com a presença de duas coordenadoras do CCI. Primeiramente, elas apresentaram o que estão fazendo para promover a inserção do tema alimentação saudável na escola. Relataram a confecção e entrega de panfletos como meio de divulgação para toda a comunidade, as informações também são repassadas nas reuniões entre coordenadores e professores, e responsáveis por cada setor e seus funcionários. Realizaram palestras, cursos, semana da alimentação, orientação dos professores para trabalharem alimentação diariamente, montagem de uma oficina e aferição de peso e estatura dos alunos nas aulas de educação física.
As coordenadoras relataram não encontrar dificuldades na execução das atividades.
As nutricionistas do projeto apresentaram os resultados dos estudos de caso realizados em todas as escolas, desde o início do semestre. Isso aumentou a interação entre as participantes e as realidades das demais escolas, elas puderam conhecer certas atitudes e tentaram compreender as necessidades de certas ações. Fizeram relação com outras escolas que trabalharam e falaram da vantagem de se ter um professor que come com os alunos “Se a gente pensar no lado pedagógico, de estimular, é bom. Não só comer com eles, mas da mesma merenda”.
Após o intervalo a discussão girou em torno do papel dos atores da comunidade escolar e em como avaliar se o tema alimentação saudável está inserido no Projeto Político Pedagógico da escola. As participantes citaram os papéis corretamente e sugeriram como poderiam avaliar se cada um está cumprindo o seu.
Os professorem seriam avaliados na coordenação, na execução dos cadernos de planejamento das aulas e nas aulas que elas assistem em sala mesmo; com os demais funcionários, atores que elas consideram os mais difíceis de avaliar devido ao menor contato, teriam conversas; a cantina seria avaliada pelos alimentos que oferece, higiene e organização do local e dos funcionários e a avaliação da nutricionista ocorre indiretamente pela oferta da lanchonete. Os pais seriam avaliados observando-se os alunos, os lanches que levam para a escola e em reuniões com eles.
Ao final da aula foram respondidos os questionários de pós-teste e de avaliação do curso e foi feita uma avaliação oral sobre os efeitos do curso na vida delas.
Relataram que a própria alimentação mudou, e que conseguiram mudar a atitude profissionalmente, acreditando que as informações foram internalizadas. “E tenho agora a preocupação de estar em aula observando os alunos, e isso veio logo após o primeiro dia do curso” enfatizou uma delas.
O ponto negativo que destacaram do curso foi o local e horário. Já os pontos positivos foram o conhecimento adquirido e o aprofundamento, que melhorou a argumentação com os professores e orientação dos mesmos.
O que esperam do projeto no segundo semestre são mais teatros na escola, a presença de uma nutricionista para conversar com os pais, nas reuniões, e mais informações sobre alimentação saudável.
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