

As coordenadoras relataram não encontrar dificuldades na execução das atividades.
As nutricionistas do projeto apresentaram os resultados dos estudos de caso realizados em todas as escolas, desde o início do semestre. Isso aumentou a interação entre as participantes e as realidades das demais escolas, elas puderam conhecer certas atitudes e tentaram compreender as necessidades de certas ações. Fizeram relação com outras escolas que trabalharam e falaram da vantagem de se ter um professor que come com os alunos “Se a gente pensar no lado pedagógico, de estimular, é bom. Não só comer com eles, mas da mesma merenda”.

Após o intervalo a discussão girou em torno do papel dos atores da comunidade escolar e em como avaliar se o tema alimentação saudável está inserido no Projeto Político Pedagógico da escola. As participantes citaram os papéis corretamente e sugeriram como poderiam avaliar se cada um está cumprindo o seu.
Os professorem seriam avaliados na coordenação, na execução dos cadernos de planejamento das aulas e nas aulas que elas assistem em sala mesmo; com os demais funcionários, atores que elas consideram os mais difíceis de avaliar devido ao menor contato, teriam conversas; a cantina seria avaliada pelos alimentos que oferece, higiene e organização do local e dos funcionários e a avaliação da nutricionista ocorre indiretamente pela oferta da lanchonete. Os pais seriam avaliados observando-se os alunos, os lanches que levam para a escola e em reuniões com eles.
Ao final da aula foram respondidos os questionários de pós-teste e de avaliação do curso e foi feita uma avaliação oral sobre os efeitos do curso na vida delas.

Relataram que a própria alimentação mudou, e que conseguiram mudar a atitude profissionalmente, acreditando que as informações foram internalizadas. “E tenho agora a preocupação de estar em aula observando os alunos, e isso veio logo após o primeiro dia do curso” enfatizou uma delas.
O ponto negativo que destacaram do curso foi o local e horário. Já os pontos positivos foram o conhecimento adquirido e o aprofundamento, que melhorou a argumentação com os professores e orientação dos mesmos.
O que esperam do projeto no segundo semestre são mais teatros na escola, a presença de uma nutricionista para conversar com os pais, nas reuniões, e mais informações sobre alimentação saudável.
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