segunda-feira, 16 de junho de 2008

Curso de Capacitação de Diretores e Coordenadores - Terceira Aula Teórica

A terceira aula do curso de capacitação de diretores e coordenadores, ocorrida no dia 19 de maio, iniciou-se com a apresentação do resultado das atividades práticas, progressos e dificuldades encontradas pelas escolas.
Na escola pública urbana dentre as dificuldades iniciais foi relatado que a pessoa que participou do curso para donos de cantinas não é quem está no momento na escola, e que isso trazia uma barreira, mas que no momento, após o curso para merendeiras e funcionários de cantina, a cantina já apresenta mudanças: irá vender salada de frutas, sanduíche natural e sucos de polpa. Outro sucesso foi um evento realizado junto à família, que é bastante participativa nessa escola, com gincana e arrecadação de frutas e verduras para o dia da fruta e o dia da torta. Ao substituir uma professora, a coordenadora disse ter visto bem mais frutas e menos salgadinhos e refrigerantes nas lancheiras dos alunos da 1ª série.
Quanto ao curso dos professores, a coordenadora afirmou que elas amaram e que superou as expectativas. Enfatizaram que não é um trabalho a curto prazo e que isso tudo é um início, e que as atividades precisam ser constantes. Dificuldade de conciliar as atividade devido a grande demanda da Regional também foi referida por eles.
Quanto às escolas rurais, a realidade é outra. Em uma os professores encontram-se desmotivados com o curso, os pais não participam e o Projeto é visto como distante da realidade dos alunos, além de pedir muitas ações em curto período, de forma que a escola não está conseguindo realizá-las no momento. O diretor, apoiado por todos os participantes, não considera saudável a alimentação oferecida e coloca a necessidade de mais nutricionistas atuando nessa área. Para melhorar a qualidade da merenda a escola possui um projeto de horta, pretendem começar a preparação da terra para sua implantação, mas estão com dificuldade em encontrar uma pessoa para isso. Os demais participantes fizeram sugestões.
A segunda escola rural também está trabalhando em relação à horta e recebe o apoio dos pais dos alunos, mas destacam que essa participação e presença era muito maior antes da mudança de endereço. Dificuldades também foram relatadas como a falta de autonomia da escola para melhorar a merenda e a desmotivação dos professores devido à distância do local do curso, mas a direção continua empenhada para a realização do projeto e enfatiza que o processo é lento mas necessário já que “Quem tem fome não aprende”.
A escola particular apresenta uma realidade bem diferente, porém com suas limitações também. A principal barreira é a falta de participação e apoio dos pais. “A nossa dificuldade é a seguinte: as pessoas têm consciência, sabem o tanto que é importante uma alimentação saudável mas a gente pára na questão do tempo. Nosso maior problema é o tempo e conscientizar os pais na prática”. Quanto aos pontos positivos já percebidos na escola estão a cantina comercial que se adaptou à alimentação saudável, atividades realizadas com os alunos como confecção de cartazes, mostras de filmes e uso de cozinha experimental para preparação de saladas. Hoje, a vergonha dos alunos em levar frutas para o lanche não é mais um empecilho para a mudança de hábitos.
No segundo momento, houve apresentação das nutricionistas do projeto sobre o PNAE e o SUS. A participação do grupo foi a mais intensa dos 3 dias, diretores, vices e coordenadores discutiram a realidade, sugeriram idéias para os problemas gerais e de outras escolas e demonstraram bom conhecimento dos assuntos explorados nas aulas anteriores.
A próxima aula será no dia 25 de junho.
Até logo.

Avaliação dos Conhecimentos dos Diretores e Coordenadores - Estudos de Casos


Na 2ª e 3ª semana do mês de maio, foram feitas visitas às escolas participantes para aplicação de estudos de caso com os diretores e coordenadores referentes ao conteúdo abordado nos dois primeiros dias de curso.


Conseguimos falar com 9 dos 13 participantes, sendo a Escola Classe INCRA 9 a única em que tivemos 100% de participação nessa atividade. Quanto à execução das atividades práticas três escolas já haviam iniciado e uma está passando por vários problemas e por isso ainda não conseguiu executar todas as atividades previstas. As escolas que já executaram não relataram dificuldades. Uma até já realiza ações semelhantes há um tempo. Algumas relataram estar muito ocupadas com as demandas da Secretaria de Educação e reclamaram que o tempo não foi suficiente.

Os estudos de caso foram bem respondidos pela maioria dos diretores, vices e coordenadores. Em duas escolas os diretores e coordenadoras demonstraram ter conhecimento das suas atribuições e conseguem colocar em prática os conceitos relacionados à alimentação saudável. Em uma escola o conhecimento está presente, mas percebe-se um pouco de dificuldade da parte dos diretores e coordenadores em aplicar na prática o que foi relatado. Uma das escolas rurais mostrou-se com maior dificuldade em aliar os conceitos de alimentação saudável com sua realidade escolar, pois está enfrentando dificuldades em relação à merenda escolar.


De maneira geral, os estudos de caso foram proveitosos e pudemos avaliar melhor a absorção e aplicação dos assuntos discutidos em aula. No próximo dia de curso as respostas serão discutidas com os diretores e coordenadores de todas as escolas. Podemos perceber com esses estudos de casos vários aspectos que podem ser reforçados na educação permanente.



sexta-feira, 13 de junho de 2008

Conclusão da 1ª Turma de Capacitação do CAE-DF

Ocorreu no dia 12/06/2008 a conclusão do curso de capacitação para o Conselho de Alimentação Escolar do DF. Neste dia foram trabalhados temas referentes à aplicação do check list de higiene durante as visitas do conselho, além de aspectos básicos para o desenvolvimento da função deliberativa do mesmo. Este último tem despertou um interesse especial nos conselheiros que o exercitaram de forma prática e focada na realidade do Distrito Federal.

O primeiro momento do dia foi caracterizado por uma dinâmica que proporcionou, além de descontração e envolvimento dos conselheiros, um momento para fixação dos conhecimentos construídos nos encontros anteriores. O jogo fez um grande sucesso e só foi encerrado após 12 andares construídos.



O momento para tratar o assunto do conselho como órgão deliberativo
foi bastante participativo. Como material de apoio para o desenvolvimento deste tema foi desenvolvido um informativo que visa a disseminar informações sobre a característica deliberativa do conselho.



sexta-feira, 6 de junho de 2008

Capacitação: 2º encontro










O segundo encontro da I Capacitação de Conselheiros de Alimentação Escolar do DF ocorreu no dia 05/06. Neste encontro foram discutidos aspectos referentes à utilização dos recursos no PNAE e como o CAE e a sociedade de forma geral podem contribuir para a utilização adequada destes recursos.
Foram tratados temas como a lei de licitações, a forma adequada de realizar a prestação de contas do PNAE. Além de exposições dialogadas, que permitiram aos participantes sanar várias dúvidas, foram realizados estudos de caso, a fim de fixar os conhecimentos construídos. Os assuntos referentes à licitação e prestação de contas foram ministrados pelo contado Wernne Pereira que já realizou diversas capacitação para o público de conselheiros de alimentação escolar em outros municípios.

O próximo encontro ocorrerá no dia 12/06.


quarta-feira, 4 de junho de 2008

CAPACITAÇÃO PARA MERENDEIRAS E FUNCIONÁRIOS DE CANTINAS

Nos dias 03, 17 e 31 do mês de Maio ocorreram os 3 módulos de capacitação para merendeiras e funcionários de cantinas das escolas cadastradas no projeto. A construção do curso foi baseada na demanda dos participantes sobre temas e com eles gostariam que fossem trabalhados. Foi unanimidade o pedido para que o curso contivesse muitas atividades práticas. Além disso, os participantes receberam um material de apoio ao curso: o Manual de gestão eficiente da merenda escolar e a Cartilha "Vamos cuidar da merenda escolar", ambos do Programa Ação Fome zero e o Manual de Promoção da alimentação saudável elaborado pelo projeto.
No 1º encontro foram trabalhados os temas relacionados ao Programa Nacional de Alimentação Escolar e ao conceito de alimentação saudável. Sempre com atividades práticas e estímulo à participação de todos. Os participantes relataram, a partir da construção da "Pirâmide Alimentar" como a alimentação deles estava desequilibrada e alguns já se propuzeram a fazer modificações imediatas no consumo alimentar.
No 2º dia os cursistas, que já estavam descontraídos e bem participativos, começaram contando as modificações que haviam feito em suas alimentações e na oferta dos lanches aos escolares. Os temas abordados foram: os nutrientes (função, alimentos fonte e carências), doenças associadas à má alimentação, transição nutricional e a importância da cantina na promoção da alimentação saudável na escola. Ao final do dia, eles demosntraram ter adquirido consciência de suas responsabilidades quanto à formação de hábitos alimentares saudáveis dos escolares!



No 3º e último dia, abordamos os temas relacionados à contaminação dos alimentos, doenças transmitidas por alimentos, higiene (ambiental, pessoal e alimentar) e técnicas de resfriamento, congelamento e descongelamento. Nossa abordagem foi bastante cautelosa, com objetivo de minimizar a resistência esperada a esses temas, proporcionando váreias manifestações espontâneas sobre práticas inadequadas de higiene executadas no ambiente escolar.






A equipe termina esta capacitação satisfeita com o trabalho realizado, mas certa de que ainda há muito pela frente (educação permanente) para uma real instituição da promoção da alimentação saudável no ambiente escolar.




terça-feira, 3 de junho de 2008

Oficina Culinária

A Oficina Culinária da 2º Turma de Capacitação de Professores foi um sucesso!!

No último dia 31, as professoras reuniram-se no laboratório de técnica dietética da Universidade de Brasília e desenvolveram diversas preparações.

Durante a Oficina houve muita descontração e aprendizagem. Várias sugestões de novas receitas foram citadas. O preparação mais cobiçada foi o Brigadeiro de Mandioca que recebeu aprovação total da turma.









I Capacitação do Conselho de Alimentação Escolar do Distrito Federal


Foi realizado, na última quinta-feira o primeiro encontro da I Capacitação do Conselho de Alimentação Escolar do Distrito Federal promovida pelo Projeto A Escola Promovendo Hábitos Alimentares Saudáveis.

Neste encontro foram abordados temas referentes à estrututa e organização do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), além de aspectos referentes à alimentação saudável.

Os próximos encontros ocorrerão nos dias 05 e 12 de junho. Vejam abaixo a programação para estes dias:



05/06

Prestação de contas no PNAE.
Processo licitatório.
Reconhecimento de notas fiscais irregulares.
Parecer conclusivo do CAE.


12/05

Como usar o questionário de verificação das irregularidades na escola (check-list).
CAE como órgão deliberativo.
Como elaborar uma resolução.
Temas de competência do CAE.
Planejamento das ações do CAE.
Elaboração conjunta da estrutura de uma resolução de assunto relevante para o contexto do PNAE no Distrito Federal.



O conteúdo desse blog pode ser reproduzido desde que citada a fonte
nosso site: www.unb.br/fs/opsan/escolasaudavel
e-mail: escolasaudavel@unb.br
contato: (61) 33072543