Na 2ª e 3ª semana do mês de maio, foram feitas visitas às escolas participantes para aplicação de estudos de caso com os diretores e coordenadores referentes ao conteúdo abordado nos dois primeiros dias de curso.
Conseguimos falar com 9 dos 13 participantes, sendo a Escola Classe INCRA 9 a única em que tivemos 100% de participação nessa atividade. Quanto à execução das atividades práticas três escolas já haviam iniciado e uma está passando por vários problemas e por isso ainda não conseguiu executar todas as atividades previstas. As escolas que já executaram não relataram dificuldades. Uma até já realiza ações semelhantes há um tempo. Algumas relataram estar muito ocupadas com as demandas da Secretaria de Educação e reclamaram que o tempo não foi suficiente.
Os estudos de caso foram bem respondidos pela maioria dos diretores, vices e coordenadores. Em duas escolas os diretores e coordenadoras demonstraram ter conhecimento das suas atribuições e conseguem colocar em prática os conceitos relacionados à alimentação saudável. Em uma escola o conhecimento está presente, mas percebe-se um pouco de dificuldade da parte dos diretores e coordenadores em aplicar na prática o que foi relatado. Uma das escolas rurais mostrou-se com maior dificuldade em aliar os conceitos de alimentação saudável com sua realidade escolar, pois está enfrentando dificuldades em relação à merenda escolar.
De maneira geral, os estudos de caso foram proveitosos e pudemos avaliar melhor a absorção e aplicação dos assuntos discutidos em aula. No próximo dia de curso as respostas serão discutidas com os diretores e coordenadores de todas as escolas. Podemos perceber com esses estudos de casos vários aspectos que podem ser reforçados na educação permanente.
Sem comentários:
Enviar um comentário