quarta-feira, 4 de junho de 2008

CAPACITAÇÃO PARA MERENDEIRAS E FUNCIONÁRIOS DE CANTINAS

Nos dias 03, 17 e 31 do mês de Maio ocorreram os 3 módulos de capacitação para merendeiras e funcionários de cantinas das escolas cadastradas no projeto. A construção do curso foi baseada na demanda dos participantes sobre temas e com eles gostariam que fossem trabalhados. Foi unanimidade o pedido para que o curso contivesse muitas atividades práticas. Além disso, os participantes receberam um material de apoio ao curso: o Manual de gestão eficiente da merenda escolar e a Cartilha "Vamos cuidar da merenda escolar", ambos do Programa Ação Fome zero e o Manual de Promoção da alimentação saudável elaborado pelo projeto.
No 1º encontro foram trabalhados os temas relacionados ao Programa Nacional de Alimentação Escolar e ao conceito de alimentação saudável. Sempre com atividades práticas e estímulo à participação de todos. Os participantes relataram, a partir da construção da "Pirâmide Alimentar" como a alimentação deles estava desequilibrada e alguns já se propuzeram a fazer modificações imediatas no consumo alimentar.
No 2º dia os cursistas, que já estavam descontraídos e bem participativos, começaram contando as modificações que haviam feito em suas alimentações e na oferta dos lanches aos escolares. Os temas abordados foram: os nutrientes (função, alimentos fonte e carências), doenças associadas à má alimentação, transição nutricional e a importância da cantina na promoção da alimentação saudável na escola. Ao final do dia, eles demosntraram ter adquirido consciência de suas responsabilidades quanto à formação de hábitos alimentares saudáveis dos escolares!



No 3º e último dia, abordamos os temas relacionados à contaminação dos alimentos, doenças transmitidas por alimentos, higiene (ambiental, pessoal e alimentar) e técnicas de resfriamento, congelamento e descongelamento. Nossa abordagem foi bastante cautelosa, com objetivo de minimizar a resistência esperada a esses temas, proporcionando váreias manifestações espontâneas sobre práticas inadequadas de higiene executadas no ambiente escolar.






A equipe termina esta capacitação satisfeita com o trabalho realizado, mas certa de que ainda há muito pela frente (educação permanente) para uma real instituição da promoção da alimentação saudável no ambiente escolar.




Sem comentários:

O conteúdo desse blog pode ser reproduzido desde que citada a fonte
nosso site: www.unb.br/fs/opsan/escolasaudavel
e-mail: escolasaudavel@unb.br
contato: (61) 33072543